JESUS CRISTO ONTEM HOJE E ETERNAMENTE

JESUS CRISTO ONTEM HOJE E ETERNAMENTE

QUE ALEGRIA SUA VISITA!

SEJA MUITO BEM VINDO AO NOSSO BLOG !


A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DEPRESSÃO: a doença do homem moderno



O ser humano, ao longo dos séculos, evoluiu em vários campos: ciências, política e tecnologia. Contudo, no que refere ao campo pessoal, esse desenvolvimento não vem acontecendo, estamos regredindo. São muitos os fatores que vêm deixando o homem depressivo, a carga horária excessiva de trabalho, a violência, as preocupações de uma maneira geral, como também outros fatores que interferem em seu bem-estar.
A solidão é um desses fatores que perturbam a vida do homem moderno, pois o deixa cada vez mais ansioso e com uma imane depressão, porque a solidão é fruto de lembranças passadas, sentimentos que são adquiridos ao longo dos anos como medo, raiva, rancor e ódio. As competições. Irritações e os complexos deixam o homem desnorteado, infausto e isolado do mundo. O estresse violento também provoca inúmeras alterações em sua vida, acarreta conseqüências que em muitos casos são bastante desastrosas.
O homem, atualmente, convive com o “lixo mental” e, gradativamente, sem perceber, esse lixo destrói todo o seu arcabouço. A depressão segundo o Aurélio é um estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade. A mesma é uma conseqüência na vida do homem moderno. Segundo estudiosos, são médicos, professores, profissionais liberais, estudantes, executivos, entre outros, que atualmente convivem com esta terrível doença. A depressão é um mal cada vez mais comum, todavia, suas vítimas, em especial os trabalhadores comuns, continuam a ignorá-la; os médicos dizem que é uma doença genética. No entanto, as causas não são totalmente conhecidas.
De acordo como Dr. Wagner Gattaz, da Universidade de São Paulo (USP), a doença não é percebida pelo paciente, tampouco é comprovada em exames clínicos. “A pessoa pode parecer ótima, mas por dentro quase não existe. O ambiente é outro fato que contribui para o desenvolvimento desse terrível mal, a vida agitada das grandes cidades, a insatisfação pessoal e profissional, o perigo dos assaltos, o desemprego e as competições diárias. Tudo isso gera um imenso vazio na vida do homem moderno, que o conduz para o afastamento do convívio social.
Estatísticas atuais mostram e comprovam que a depressão ocupará o segundo lugar no ranking das doenças que mais matarão até 2010, perderá apenas para as doenças do coração. Segundo o Dr. Gattaz, para curar a depressão são necessários alguns dados elementares . Em primeiro lugar, a aceitação da doença por parte do paciente; segundo, a procura de um bom especialista que possa ajudar e cuidar bem do paciente; a escolha do medicamento correto por parte do paciente; evitar a automedicação; a mudança dos hábitos do cotidiano; e por fim, a superação do conceito, não só do paciente quanto dos familiares também.
O homem moderno conquistou todos os espaços que permeiam sua vida( Terra, Água, Espaço Sideral), contudo, não conseguiu a si próprio, mesmo evoluindo em várias áreas, permanece situado em lugar ermo e imensamente depressivo. Logo, a saúde é a maior riqueza que o ser humano possui. O homem necessita fazer caminhadas diárias, tirar algumas horas para o lazer com a família, tentar levar uma vida sem ornatos; já que foi capaz de tantos inventos importantes, também deve ser capaz de criar uma forma estável para viver bem, porque se ele adquire a tranqüilidade, a paz espiritual, pode se estruturar e conseguir sucesso tanto na vida pessoal quanto a profissional. Caso não consiga, irá sofrer as conseqüências desastrosas as quais em muitos casos serão danos irreparáveis como a depressão, que na maioria das vezes são irreversíveis.
Texto da professora Neusa Amorim
Em: 27 de agosto de 2003.

Nenhum comentário:

Postagens populares


VENHA VOCÊ TAMBÉM!

VENHA VOCÊ TAMBÉM!

LEMBRE-SE !

LEMBRE-SE !

AMIGOS QUE

AMIGOS QUE

DESEJO SEMPRE

DESEJO SEMPRE

Ó MEU DEUS

Ó  MEU DEUS